Depoimentos

Depoimento de Eduardo Tornaghi sobre a Oficina de Literatura Cairo Trindade.

Cairo Trindade, com sua Oficina Literária, parece um mestre Samurai. Quieto, silencioso, observador, vai pontuando de forma incisiva e aguda. 
Depois de anos escrevendo para jornais, revistas e TVs, queria me aventurar no ofício de escritor. Sempre soube que as duas escritas diferem. Uma trabalha com a imaginação, a outra com a pretensa realidade manisfesta. 
Como seu aluno, fui sendo moldado sem quase perceber. Cairo ia retirando os lugares comuns, as frases repetitivas, o excesso de advérbios, adjetivos e outros qualitativos, eliminando metáforas chulas — tinha sempre que ter alguma poesia —, enfim, deixando o texto depurado de bobagens e vícios que trazemos quase como reflexo pavloviano. 
Cairo só não nos concede o talento. Seria demais. Mas, ao tornarmo-nos mais profissionais, abrimos espaço para o talento aflorar. 
Arigatô, mestre Samurai.
José Roberto Arruda


Depoimento de Miriam Mauro sobre a Oficina de Literatura Cairo Trindade.

Cairo consegue captar a alma feminina, como Chico Buarque de Hollanda.
Olga Savary


Dedicatória de Antôno Carlos Secchin sobre a obra do Cairo.

Em seu apartamento, na Ladeira dos Tabajaras, Cairo de Assis Trindade há anos vem reunindo turmas muito especiais. São homens e mulheres, numa faixa etária que vai da adolescência à maturidade, que chegam ali à procura da magia da palavra, em busca do fogo sagrado da poesia. Durante esses anos, o poeta Cairo Trindade já revelou vocações com sua arte de ensinar, seu amor pela Literatura e seu entusiasmo de agitador cultural. O francês Jean Giono escreveu que o poeta deve ser um professor de esperança. A Oficina Literária ensina a construir os versos que levam à esperança. Quem passou pelo aprendizado da poesia, mesmo o autodidata, sabe como é laborioso este ofício. Fusões de vogais, ritmo, enjambement, cesuras, formas de composições, — é preciso saber tudo isso, mesmo que para desprezar mais tarde. Cairo ensina, burila, revela e, o que é mais importante, resgata originais do desterro das gavetas, traz à luz a produção de novos escritores. E o resultado é aquele que vem sendo observado nas antologias: belas vocações de poetas, cronistas e contistas. Convém conhecê-lo. 
Nei Leandro de Castro (poeta, contista e romancista) 


Depoimento de José Pinheiro “Jopin” sobre a Oficina de Literatura Cairo Trindade.

A poesia de Cairo Trindade é uma fusão entre o rigor estético, a liberdade criativa e a ousadia política. Essa trindade de técnica, inventividade e coragem desobediente está unificada em seus poemas com a mais pura “simplicidade”. 
Eduardo Guerreiro


Depoimento de Roberto Britto sobre a Oficina de Literatura Cairo Trindade.

Cairo Trindade, gênio erótico, é um poeta de inspiração divina.
Victor Giudice 


Depoimento de Simone Rousseau sobre a Oficina de Literatura Cairo Trindade.

Uma poesia-pulsão. E em permanente movimento de prazer.
Marcus Vinicius Quiroga


coisa espantosa:
nos versos de cairo
a língua portugoza.
Carlito Azevedo


Depoimento de Thiago Mourão sobre a Oficina de Literatura Cairo Trindade.

Poeta de vastas inquietações, capaz de dizer teatralmente
seus poemas, ainda que alguns sejam visuais.
Gilberto Mendonça Teles


Depoimento de Izabel de Mattos sobre a Oficina de Literatura Cairo Trindade.

Professor/escritor que usa os obstáculos do aprendizado para extrair o melhor dos frequentadores de sua Oficina Literária.
Nei Leandro de Castro



Ótimo poeta que é, Cairo de Assis Trindade acredita no poder da Poesia.
Tanussi Cardoso


A obra de Cairo Trindade tem este dom único de intensidade, coragem e leveza. Um prazer de ler e sentir.
Regina Garbelline e Décio de Mello
https://www.editoradatribo.com.br/


Depoimento de Mariana Junqueira sobre a Oficina de Literatura Cairo Trindade.

Cairo Trindade, em sua proposta fundadora, imprime estética ao sexo. Faz performances onde os movimentos são da melhor expressão corporal.
Alvaro Sá